retomada

Seis escolas da rede municipal terão aulas ao vivo pela internet

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Projeto piloto envolve, no primeiro momento, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Cerca de 20 mil alunos da rede municipal voltaram a ter contato com os professores e a receber conteúdos nesta segunda-feira. Mas ainda não como gostariam, na escola, cercados pelos colegas. Por conta da pandemia da Covid-19, o ensino é remoto, com atividades pela internet, redes sociais e também impressas.

Por enquanto, as aulas online, ao vivo, serão aplicadas para alunos de seis escolas municipais que participam de um projeto piloto:

  • Caic Luizinho De Grandi
  • Irmão Quintino
  • Diácono João Luiz Pozzobon
  • Adelmo Simas Genro
  • Pinheiro Machado
  • Lidovino Fanton

Terça-feira é o último dia para a matrícula online da UFSM

Segundo Cláudia Bassoaldo Ramos, que atua na gestão pedagógica da Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo e na coordenação dos Processos Formativos Docentes da Rede Municipal de Ensino, o cadastro de alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental e das turmas de EJA na plataforma Google Classroom dessas seis escolas está sendo concluído. A expectativa é que as aulas ao vivo tenham início ainda nesta semana.

- O foco inicial nesses dois públicos ocorre porque estão em um processo de caminhada educacional diferenciado. Mas a ideia é ampliar a metodologia para outras escolas. Vai depender de como alunos, professores e gestores vão transitar neste novo formato de aula - explica Cláudia.

Confira 13 cursos livres gratuitos com certificado

As salas de aula pelo Google Classroom são organizadas de forma interdisciplinar, que permitem transmitir conhecimentos de forma contextualizada. Entre as novidades, está a utilização do módulo do espaço maker, que oferece atividades práticas a partir de oficinas desenvolvidas no espaço criado junto ao Santa Maria Tecnoparque. Os conteúdos e projetos envolvem robótica e tecnologias práticas .

De acordo com a gestora, um dos desafios com este formato é sensibilizar alunos e familiares para a nova prática:

- Este é um momento inusitado, onde todos estão aprendendo, incluindo professores e gestão. Então, é preciso incentivar a participar deste modelo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Resultado da primeira chamada do Prouni é divulgado Anterior

Resultado da primeira chamada do Prouni é divulgado

Próximo

VÍDEO: com ensino remoto, escolas vivem realidades diferentes em Santa Maria

Educação